Renan Marques Franklin – Vídeo ilustrativo sobre abuso de drogas

Texto pelo profissional de Psicologia Renan Marques Franklin, da equipe da clínica Archés

Vídeo ilustrativo sobre abuso de drogas

.

.
.
Encontrei este vídeo sobre o abuso de drogas, e achei interessante. É claro que em um vídeo curto é impossível abordar toda a complexidade, e este vídeo se resume á relação entre droga e sujeito, deixando de lado todo o contexto e subjetividade. Mas acho que mais importante do que criticar negativamente, é reconhecer boas iniciativas.

Este vídeo mostra uma compreensão mais moderna sobre prevenção. Não apresenta a ideia clássica de que “DROGAS MATAM!”, o que geralmente causa a ambivalência com “meu amigo usa e não morreu”, “meu pai bebe e fica tão feliz”, ou então “experimentei e foi gostoso”, e consequentemente, de que “este cara não sabe o que está falando”.

A perspectiva apresentada é mais próxima da realidade, pois também mostra os prazeres que as substâncias podem causar, o alívio, mas que isto está associado à tolerância, ou seja, o cérebro se acostuma á adição desproporcional ao natural de neurotransmissores de prazer. Com isso, produz menos estes neurotransmissores, e assim, torna-se cada vez menos intenso o efeito da substância, assim como a sensação de prazer em acontecimentos rotineiros, em hábitos mais saudáveis. Em um prazo mais ou menos longo, de acordo com cada pessoa, cada tipo de substância, e a forma que utiliza, o sujeito entra em um ciclo de desprazer sem a substância, e busca por aquele prazer inicial, dificilmente encontrado novamente.

 

Visite o Blog de Renan Marques Franklin!