Renan Marques Franklin – Atividades físicas diminuem riscos de doenças mentais

Texto pelo profissional de Psicologia Renan Marques Franklin, da equipe da clínica Archés

Atividades físicas diminuem riscos de doenças mentais

Muitas pessoas conhecem a importância da inclusão de atividades físicas na rotina, contribuindo com isso para o bem-estar físico, prevenindo doenças, e conseguindo formas físicas desejadas por algumas pessoas. O que não é tão conhecido é a importância destas atividades para o bem-estar psicológico e social.
Pesquisa¹ aponta que as atividades físicas possuem indicação tanto preventiva quanto terapêutica para diversos casos, por ter propriedades que diminuem a ansiedade, a depressão e a raiva. Estas propriedades ocorrem por múltiplas influências, sendo uma delas a atuação da endorfina, neurotransmissor que é produzido durante a atividade física de média e longa duração. A endorfina ativa partes do cérebro, produzindo alívio de dores e animação, além de produzir a sensação de descanso para o cérebro.
A mesma pesquisa indica que o estresse pode ser causado por vários fatores: alguns ambientais como o calor, barulho e multidões, e outros emocionais como mortes, aumento de responsabilidades, doenças e mudanças no estilo de vida. Com estes níveis de estresse altos, a pessoa pode apresentar ansiedade, irritabilidade, lesões, dores pelo corpo, tensões musculares, excesso de acidez no estômago, flatulência, diarreia, irritação intestinal, suor nas mãos, aumento da pressão sanguínea, arritmia, tontura, falta de ar, infarto, entre outras muitas ocorrências.
É importante destacar que os benefícios da atividade física podem ser percebidos por atividades regulares, de intensidade moderada. A sua prática compulsiva ou em grandes intensidades pode causar lesões ou prejudicar outros aspectos da vida. A dica é viver em equilíbrio!

 

Visite o Blog de Renan Marques Franklin!