Repreise – Exibição de documentários Museu de Imagens do Inconsciente

A Clínica Archés tem o prazer de convidar para uma nova projeção dos documentários  “IMAGENS DO INCONSCIENTE”

FILME 1 “EM BUSCA DO ESPAÇO COTIDIANO”, sobre o paciente Fernando Diniz, a ser realizado na data de 17 de junho de 2016, Sexta-feira, às 18 hrs.

FILME 2 “NO REINO DAS MÃES”, sobre a paciente Adelina Gomes, a ser realizado na data de 24 de junho de 2016, Sexta-feira, às 18 hrs.

FILME 3 “A BARCA DO SOL”, sobre o paciente Carlos Petruis, a ser realizado na data de 1 de julho de 2016, Sexta-feira, às 18 hrs.

Valor: R$ 30,00 – Vagas limitadas – confirmar presença por email : arches@arches.psc.br


Nise da Silveira dirigiu por 28 anos a seção de terapêutica ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II , RJ. (1946 – 1974)

Fundou em 1952 o Museu de Imagens do Inconsciente, centro de estudo e pesquisa.

Em 1956 fundou, com um grupo de pessoas, a Casa das Palmeiras, clínica destinada ao tratamento, em regime de externato, de egressos de instituições psiquiátricas, onde atividades expressivas são realizadas livremente.

Nise da Silveira faleceu em 30/10/99.

 

“As atividades da pintura e da modelagem tornavam menos difícil o acesso aos conteúdos do inconsciente, permitindo que o processo psicótico se tornasse visível no seu desdobramento. O instrumento de trabalho utilizado foi principalmente a psicologia junguiana que abre rotas para distantes circunavegações pelos estratos mais profundos da psique.”